Faro - Algarve - Portugal


LAREIRAS E RECUPERADORES DESDE 1985


31 ANOS   DE QUALIDADE E PERFECCIONISMO


EM CONSTRUÇÃO


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE INSTALAÇÕES DE SISTEMAS A PELLETS

       ( Granulado de madeira prensada )
 

Em breve iremos adicionar links e fotos a esta secção para o visitante entender melhor do que se fala



 

INICIO

CONTACTOS

RECUPERADORES

SALAMANDRAS

LAREIRAS

PELLETS

ACESSÓRIOS

REALIZAÇÕES

CHAMINÉS

PERGUNTAS

LINK,S


" SE NÃO PARTILHARMOS AS NOSSAS IDEIAS ELAS ACABAM POR PERDER O SEU VALOR "
 

*

1

Quais as vantagens e desvantagens de um sistema a pellets de aquecimento por ar face a um sistema a lenha
 

*

2

O fumo "puxa" sempre ou poderei ter problemas como numa lareira a lenha mal concebida ?

*
 

3

Um sistema a pellets aquece mais ou menos que um sistema com recuperador a lenha ?

*
 

4

Quando não há energia eléctrica posso usar uma maquina a pellets ?

*
 

5

Se eu tiver uma salamandra ou recuperador a pellets a trabalhar e de repente acabar a electricidade há algum perigo ? e o fumo pode sair para fora ?

*
 

6

Na instalação de uma salamandra ou recuperador e pellets necessito de fazer uma chaminé tradicional ou pode sair na parede da casa sem necessitar de subir ao cimo da casa ?

*
 

7

Qual é a melhor opção de escolha, uma salamandra a pellets ou um recuperador a pellets ?

*
 

8

Um sistema a pellets faz algum barulho enquanto trabalha ou é totalmente silencioso ?

*
 

9
 

Moro num prédio e só posso fazer a chaminé no meu terraço eu sei que estes sistemas quase não fazem fumo, mas há possibilidade da roupa pendurada nas varandas ficar a cheirar a fumo ?  Há maneiras de eliminar totalmente o fumo ?

*

10

Existem sistemas a pellets a ar para aquecer quartos ou apenas com caldeira por agua?

*

11

Os sistemas de pellets podem ser configurados para trabalharem sozinhos ?

*
 

12

Posso comandar fora de casa um sistema a pellets ?

*

13

Consigo aceder a um sistema de pellets pela internet como por exemplo saber a que temperatura está a casa, ligar e desligar o sistema ?

*

14

Qualquer pessoa pode instalar um aparelho a pellets ou necessita de um técnico especializado.

*
 

15

É necessário fazer manutenção aos sistemas de pellets? o que pode acontecer se nada fizer?.

*
 

16

Quem pode fazer a manutenção de um sistema a pellets

*

17

Se nunca fizer as manutenções programadas o que pode acontecer ?

*
 

18

Os sistemas de pellets costumam avariar muito ou nunca dão problemas tal como os sistemas a lenha bem instalados

*

19

Encontro à venda salamandras a pellets muito baratos há alguma razão para isso ? Os mecanismos são todos iguais ?

*
 

20

Dentro da mesma marca encontro preços muito variados porque razão ? como sei se estou a fazer uma boa compra ?

*

21

Quero aquecer a minha casa com um sistema a pellets será viável
 

*

22

Os Sistemas a pellets sempre tiveram fiabilidade ou nos últimos anos têm melhorado
 

*

23

Nos sistemas de caldeiras a agua a pellets há uns melhores que outros ? Quais as diferenças?

*


24

A zona por onde passa o fumo e que permuta com o ar aquecido ou agua acumula fuligem, é necessário limpar ?

*

25
 

Numa sala grande comprida composta por duas zonas mais ou menos separadas devo instalar um sistema com distribuição de ar para parte da sala que ficará mais longe do aparelho a pellets ou colocar um aparelho muito potente que tenha capacidade de aquecer toda a sala.

*

26

O que são afinal os pellets e qual o sue futuro

 

27

Li num site credível que segundo estudos por eles feitos, em relação aos sistemas eléctricos tradicionais poupamos 70 € com um sistema a pellets e 76 % com um sistema de ar condicionado será verdade ?  

 

28

 
 

29

 
 

30

 
 

1 - Quais as vantagens e desvantagens de um sistema a pellets de aquecimento por ar face a um sistema a lenha

A grande vantagem é a possibilidade de poderem funcionar muitas horas consecutivas sem necessitarmos de recarregar !

15 a 25 horas é normal em muitos modelos, mas claro que há sistemas que podem ser carregados para vários dias.

A outra grande vantagem é poderem ser instalados em qualquer local, bastando para isso abrir um furo de 80 mm numa parede exterior, alem disso a conduta pode ser colocada na horizontal sem ter problemas de funcionamento. ( Com algumas limitações no seu comprimento )

Como o combustível vem em sacos selados faz-se menos lixo dentro de casa, e possuem menos humidade.

Uma desvantagem é não conseguirem funcionar sem energia eléctrica, outra tem a ver com a impossibilidade de termos o prazer de mexer nas brasas fazer um grelhado ou assar uma chouriça.

Outra desvantagem é a necessidade de adquirir o equipamento o uma empresa que faça as manutenções anuais e tenham capacidade de mudar algumas peças de desgaste que ao fim de 5 ou 10 anos podem ser necessárias. Há na verdade muitas zonas do país onde apenas vendem e nada mais.
 

No fundo quem compra um sistema a pellets ficará ligado a quem vende se nunca quiser ter problemas.

Quem adquire um sistema a pellets a pensar que é a mesma coisa que um aquecedor eléctrico, está totalmente enganado.

Por essa razão deve comprar a alguém da sua zona que lhe dei garantias, lhe saiba tirar as duvidas e que explique como funciona ...

O velho truque de venderem e depois passarem "a bola" a outro para fazer a instalação não é o ideal para quem quer ter todas as garantias.

 

2 - O fumo "puxa" sempre ou poderei ter problemas como numa lareira a lenha mal concebida ?

Os sistemas a pellets funcionam com um extractor de fumos que tem duas funções... retirar o fumo a acelerar a combustão dos pellets.

Assim o fumo nunca fica dentro de casa mesmo em dias de vento. Mas atenção o terminal da chaminé não deve deixar entrar o vento pois pode bloquear a maquina, que pára automaticamente sempre que haja algum impedimento da saída de fumo.

As maquinas de pellets fazem algum fumo que se note apenas no arranque ou seja cerca de 1 a dois minutos, depois do fogo aceso o fumo não se nota nem se vê.


3 - Um sistema a pellets aquece mais ou menos que um sistema com recuperador a lenha ?

O sistema de pellets aquece o que está referido nas especificações, claro que se podem modificar os parâmetros para aumentar a potencia mas com grande perigo de danificar a maquina e evidentemente com perda de garantia.

Um sistema a lenha tem uma potencia muito variável, pois depende do tipo de lenha da humidade da mesma e da quantidade colocada que em modelos grandes pode dar mesmo muita potência. Assim podemos dizer que um recuperador com a potência referida de 10 kw pode fornecer 15 ou 20 kw .

Claro que se for um modelo a lenha fraco pode empenar e deteriorar-se mais depressa mas que pode aquecer mais é um facto.

Um sistema a pellets tem a vantagem de poder trabalhar horas seguidas sem termos que nos preocupar com cargas de lenha. E claro há sistemas a pellets para todas as potências .

4  - Quando não há energia eléctrica posso usar uma maquina a pellets ?

As maquinas a pellets necessitam de energia eléctrica para funcionar, por isso sem electricidade não funciona excepto se o utilizador possuir algum meio de acumulação de energia eléctrica, ou um gerador alternativo.


5 - Se eu tiver uma salamandra ou recuperador a pellets a trabalhar e de repente acabar a electricidade há algum perigo ? e o fumo pode sair para fora ?

Pode sair durante algum pequeno espaço de tempo, pois o ventilador que está a puxar o fumo vai parar, mas no mesmo instante deixam de cair os pellets e mesmo os que estão a arder, sem o ventilador a avivar a chama perdem a força e tudo pára .

Mas normalmente se instalarmos a conduta de fumos um metro acima da salamandra acaba por escoar o fumo restante mesmo sem electricidade, è um dos conselhos dos fabricantes, que sempre que possível tentamos fazer.

6  - Na instalação de uma salamandra ou recuperador e pellets necessito de fazer uma chaminé tradicional ou pode sair na parede da casa sem necessitar de subir ao cimo da casa ?

Pode sair na parte lateral da casa, mas a alguma distância da parede para não sujar, nunca necessita de subir até ao cimo mas sempre que possível devemos colocar pelo menos acima do telhado.

7  -Qual é a melhor opção de escolha, uma salamandra a pellets ou um recuperador a pellets ?

As salamandras têm uma instalação mais fácil e a carga de pellets por cima acaba por ser uma grande vantagem.

Para a manutenção normalmente as salamandras são mais simples, mas nem todas.

O recuperador é mais usado quando já se possui uma lareira, muitos recuperadores tem que ser carregados por uma gaveta que dá algum trabalho, mas alguns podem ser carregados lateralmente por um tubo o que simplifica as recargas.

Todos os recuperadores necessitam de ser muito bem fixos à base, pois têm que sair fora para manutenção e possuem umas calhas para deslizarem com facilidade, assim a sua instalação será mais cara.

8  - Um sistema a pellets faz algum barulho enquanto trabalha ou é totalmente silencioso ?

Os sistemas de pellets possuem um ventilador para exaustão dos fumos e simultaneamente aceleração da queima dos pellets.
Possuem outro motor que roda o sem-fim que efectua a carga dos peles e por fim um ventilador ou vários que servem para retirar o calor da maquina que podem funcionar em várias velocidades. Com 3 motores a trabalhar não é possível estarmos no silêncio total ao pé de um sistema a pellets.

Algumas maquinas que fazem distribuição para quartos ainda possuem mais um ou dos ventiladores suplementares o que piora muito o ruído.

Se quer silencio total opte por um sistema a lenha ou faça como muitos que usam as maquinas na potencia máxima quando não estão ao pé e na mínima quando estão na sala do sistema.

 

9  - Moro num prédio e só posso fazer a chaminé no meu terraço eu sei que estes sistemas quase não fazem fumo, mas há possibilidade da roupa pendurada nas varandas ficar a cheirar a fumo ?  Há maneiras de eliminar totalmente o fumo ?

Se há possibilidade de contaminar as roupas com o pouco cheiro que as salamandras a pellets fazem sobretudo no arranque, pode optar por colocar um filtro que retira 100% os cheiros. Não são muito fácies de arranjar mas em breve contamos disponibilizar esse produto.

10  -   Existem sistemas a pellets a ar para aquecer quartos ou apenas com caldeira por agua?

Existem os dois sistemas, os sistemas a ar não são o ideal para servir muitas divisões e têm a desvantagem de fazerem algum barulho.

Os sistemas a agua não fazem barulho pois o calor é distribuído por radiadores, pavimento ou paredes radiantes e não há limite de divisões pois há maquinas para todas as potências e a distribuição por fluidos é muito mais eficaz, porem é um investimento bem mais caro .

11  - Os sistemas de pellets podem ser configurados para trabalharem sozinhos ?

Sim, praticamente quase todas as maquina podem ser configuradas para funcionarem sozinhas automaticamente cumprindo um horário ou apenas por temperatura mínima configurada. ( Função Stand-by ) Quem compra deve perder algum tempo a ler o manual para ficar independente no uso dessas funções.

12  - Posso comandar fora de casa um sistema a pellets ?

Sim. Em algumas maquinas com sistemas de Gprs ( Telefónicos ) e outros pela internet .
 

13  - Consigo aceder a um sistema de pellets pela internet como por exemplo saber a que temperatura está a casa, ligar e desligar o sistema ?

Sim, se a maquina suportar a função de ligação à internet tem acesso a tudo, Algumas que temos podemos aceder por hi-fi com um tablete, com o telemóvel ou pela internet se o hi-fi da maquina for configurado no router ou por cabo de rede.

14  - Qualquer pessoa pode instalar um aparelho a pellets ou necessita de um técnico especializado.

Podemos dizer que na verdade basta ligar a conduta de fumos e a corrente que fica a trabalhar, e é verdade, por vezes ligamos provisoriamente ou para testes na casa do cliente em 10 minutos. Mas para ficar um bom trabalho a conduta de fumos tem que ser bem colocada, com os respectivos vedantes e fixações alem da necessidade de testar a maquina para verificar se está tudo a funcionar bem e verificar se são necessários modificar os parâmetros. Só quem é especialista numa marca tem acesso aos parâmetros.

No caso de possuir já uma conduta, devemos colocar a nova em aço inox até ao fim da existente e vedar no terminal da chaminé.

Por vezes há surpresas e o técnico pode necessitar do apoio da fabrica, sobretudo em modelos novos e claro que só sendo reconhecido terá esse apoio.

Por isso cada vez mais a nossa tendência é trabalhar directamente com os fabricantes e com poucas marcas para podermos dominar !

Quando for a hora da manutenção já tem que se saber o que se faz e o técnico tem que possuir os códigos de acesso ás configurações das maquinas.


15 - É necessário fazer manutenção aos sistemas de pellets?  o que pode acontecer se nada fizer?

Quem não fizer as manutenções programadas com um técnico reconhecido pelo fabricante possivelmente perde a garantia.

Mas pela nossa experiencia tanto temos tido maquinas a trabalhar intensamente sem manutenção que só pararam ao fim de 4 anos e apenas porque a saída de fumos entope. Como temos deparado com maquinas que duram 3 dias e depois avariam, por vezes os sistemas electrónicos possuem alguns defeitos que não foram detectados nos testes. Outras vezes são os picos de corrente que danificam ou desprogramam as maquinas.

Se não se faz manutenção aos ventiladores ( limpeza do pó, teias etc) podem queimar.

Os fabricantes aconselham a manutenção anual feita por um técnico, mas nem sempre é necessária pois há se há zonas onde as maquinas trabalham 6 meses também há outras em que nem dois meses por ano as usam.

Nas nossas instalações durante a garantia fazemos sempre a verificação anual dos sistemas por vezes sem custos para os clientes da nossa zona.


 16 - Quem pode fazer a manutenção de um sistema a pelets

Durante a garantia quem for reconhecido pelos fabricantes, e possuir os códigos de acesso.

Depois da garantia já é diferente pois há pessoas com capacidade de tratar da manutenção da sua maquina, desde que devidamente orientados, temos vários clientes que as fazem depois de elucidados alguns até com mais cuidado que muitos ditos profissionais. O que é importante é o cliente ter apoio de quem lhe vendeu .


17 - Se nunca fizer as manutenções programadas o que pode acontecer ?

A maquina acaba por bloquear por falta de pressão devido à fuligem acumulada na conduta de fumos, o rendimento é menor se não for limpa a zona de permuta. Em casas com muito pó temos verificado que o sistema de arrefecimento dos ventiladores fica totalmente entupido e isso pode queimar um ventilador.

Mas há casos em que só quando a maquina pára é que nos chamam e não tem havido problemas de maior por isso.

As maquinas estão protegidas para pararem quando algo não está bem .

Mas um coisa é certa se tem um problema na garantia por falta de manutenção perde-se a garantia.

 

18 - Os sistemas de pellets costumam avariar muito ou nunca dão problemas tal como os sistemas a lenha bem instalados

 Pessoalmente já vi de tudo... Uma das minhas primeiras instalações de uma salamandra a pellets à mais de 15 anos em que acabei por devolver ao cliente o dinheiro e devolver a salamandra ao fabricante de uma marca Italiana reconhecida na altura.

Isto depois da salamandra bloquear varias vezes eu eu verificar que estava mal concebida não perdoei... Nessa altura os problemas eram tantos que tive mais de 5 anos sem vender maquinas a pellets.

Fizeram-se maquinas que eram uma autentica porcaria e ao dobro dos preços actuais !

Só depois de eu ver alguma fiabilidade é que voltamos a instalar sistemas de pellets.

Hoje o panorama mudou, pois as fabricas têm mais experiencia, aprenderam com as asneiras e já há alguma fiabilidade.

No entanto um sistema que tenha electrónica não é a mesma coisa do que um aparelho a lenha que só tem uma chaminé e um porta.

O que é importante é optar por uma marca com fiabilidade e que tenha todas as peças na garantia e fora dela, e o mais importante uma marca que tenha um instalador que saiba do assunto e que tenha o apoio das fabricas.

Uma simples resistência que nas marcas baratas pode durar 15 dias embora normalmente dure para 3.000 acendimentos pode custar 15 € mas se a marca não a fornecer torna-se tudo mais complicado.

 

 

19 - Encontro à venda salamandras a pellets muito baratos há alguma razão para isso ? Os mecanismos são todos iguais ?

Não são iguais, para perceber as diferenças basta tocar na peça, abrir e fechar as portas, retirar e voltar a colocar o cinzeiro, abrir e voltar a fechar o deposito de pellets, olhar para a qualidade de pintura, comparar a espessura da chapas e testar a resistência do teclado ... Qualquer um sem nada perceber do assunto topa as diferenças.

Mas o que não está à vista pode ser bem pior... A marca dos ventiladores e a sua qualidade, a resistência do sem-fim e tudo mais...

Alem da qualidade do material, temos que ter em conta a assistência futura. Uma empresa credível não lhe venderá uma peça de 800 € pois já sabe de antemão onde é fabricada e até adivinha os problemas futuros.

Mas com tanta gente não especializada a vender é muito fácil enfiar um barrete. Há importadores que compram ( já se sabe onde ) maquinas aos contentores, depois coloca a sua marca. Depois dos problemas mudam de fabricante e lá em mais um contentor carregado!

Quem quiser comercializar e instalar sistemas a pellets só deve trabalhar com marcas de alguma qualidade! Quem quer muito barato que compre onde entender, mais tarde terá sempre oportunidade de comprar uma maquina de qualidade na sua zona a quem o saiba aconselhar e perceba do assunto.


20 - Dentro da mesma marca encontro preços muito variados porque razão ? como sei se estou a fazer uma boa compra ?

 Por vezes há marcas que no fim da época fazem alguns descontos extras, assim como há os descontos de quantidade mesmo durante a época alta.

Há também empresas que pouco vendem, mais de 50% já fecharam as portas, essas empresas precisam de vender e cortam nas margens para conseguir vender mais, mas claro muitos acabam por entrar em insolvência e o cliente fica também prejudicado pela falta de assistência, por isso devemos sempre desconfiar de certos vendedores !

Outras empresas maiores fazem apenas a venda e ao não perderem tempo com deslocações e assistências grátis podem baixar o preço e ter até mais lucros. Quem depois as instala não dá qualquer garantia e quando há problemas é mais complicado pois muitos desses instaladores alem de não passarem factura, mudam de numero de telefone constantemente.

Há também as vendas pela NET que todos gostam de fazer...  Com o lema "Vender e nunca mais ser chateado" são as que dão mais lucro, mesmo com margens baixas.

Nem todas as pessoas caiem nesse tipo de compras com produtos deste género.

Há marcas que obrigam a um preço de venda fixo, que dão menos margem de lucro mas ao evitarem " guerras " vão criando estabilidade a quem compra e a quem vende.

Mas também há que compre maquinas na China de má qualidade e depois as distribua com uma remarcação ao ponto de quem compra nunca chagar a saber o nome da fabrica

 

21 Quero aquecer a minha casa com um sistema a pellets será viável

Tudo depende da dimensão da casa, do que está disposto a investir e dos níveis de conforto que pretende.

Se para muitas pessoas possuir uma sala bem quente é muito bom, outros só se satisfazem com a casa toda aquecida, mas por vezes devido aos erros na concepção do isolamento em Portugal deixa de ser viável para a carteira de muitas pessoas manter um casa toda ela aquecida.

Se a sua casa tiver uma grande dimensão só a conseguira aquecer com sistemas de pellets por agua que aquecem radiadores ou piso radiante pois os sistemas por ar com distribuição de ar com ventilação são ruidosos e como todos sabemos ao dormir o som de um mosquito pode parecer-nos o barulho de um F16 !

 

22 - Os Sistemas a pellets sempre tiveram fiabilidade ou nos últimos anos têm melhorado

  Inicialmente a marca que inventou os pellets ( canadiana ) não teve problemas existindo maquinas ainda a trabalhar com mais de 20 anos,

não tinham electrónica, nem programações como hoje. Os fabricantes que as copiaram quiseram evoluir, criando sistemas electrónicos mais sofisticados e com muito mais funções, alguns até se atreveram a inventar depósitos de pellets que nunca funcionavam bem, as maquinas estavam sempre a bloquear e a parar, algumas não aqueciam nem metade da potência indicada.

 

Hoje com as certificações obrigatórias em laboratórios credenciados as potências são as indicadas mas a qualidade de cada marca pode variar muito.

No entanto o mais importante hoje é a qualidade da assistência de cada marca e cada instalador.

23 - Nos sistemas de caldeiras a agua a pellets há uns melhores que outros ? Quais as diferenças?

 Há vários tipos de sistemas para aquecer fluidos (agua, agua aditivada ) para aquecimento central.

Os pequenos sistemas podem ser instalados em forma de salamandra numa sala ou hall de uma moradia por forma a que vejamos o fogo durante o sue funcionamento pois possuem um vidro. Há sempre uma potência que se liberta na zona do aparelho que aquece a zona onde está.

Estes sistemas normalmente só levam a carga de pellets para funcionarem até 24 h.

Depois temos os sistemas fechados em que não se vê o fogo e são indicados para instalar numa zonas fora da habitação como por exemplo na casa das maquinas. Este sistemas já possuem depósitos maiores de 150 a 600 lts ou mais, Alguns destes modelos vêm com um deposito separado ao qual se pode ainda adicionar outros com mais volume, assim podemos estar semanas sem nos preocuparmos.

Mas há mais um pormenor... Nos sistemas tipo salamandra ou em forma de recuperadores temos que diariamente vazar o cinzeiro sobretudo antes de iniciar a maquina, mas é uma operação simples pois temos a maquina dentro da nossa casa.

Nas caldeiras de maior dimensão para instalar fora de casa já é mais complicado estarmos a deslocarmo-nos todos os dias para limpar o queimador (cinzeiro) Assim algumas maquina já possuem um sistema de limpeza automática do cinzeiro que desloca a cinza para uma gaveta de grande capacidade. 

24 - A zona por onde passa o fumo e que permuta com o ar aquecido ou agua acumula fuligem, é necessário limpar ?

Nessas zonas acumula-se fuligem e se nunca forem limpas o rendimento vai dominado até deixarem de funcionar por falta de pressão.

As maquinas maiores possuem umas peças a que podemos chamar raspadores que servem para limpar diariamente essas zonas.

Muitos dos modelos mais pequenos ou mais baratos não possuem essas peças mas também há aparelhos que devido ao seu processo de fabrico não necessitam efectuar essa limpeza. Mesmo com essas peças apos algum uso um tecnico tem que aspirar e limpar a caixa secundária que recebe essa fuligem, limpar o extractor etc... São pormenores que fazem parte da manutenção !


25 - Numa sala grande comprida composta por duas zonas mais ou menos separadas devo instalar um sistema com distribuição de ar para parte da sala que ficará mais longe do aparelho a pellets ou colocar um aparelho muito potente que tenha capacidade de aquecer toda a sala.

Se a sala for composta por duas zonas mais ou menos separadas e usar distribuição de ar, vai ter um problema do excesso de ruído causado pelos ventiladores, o que para muitas pessoas pode ser insuportável. Por outro lado colocar um aparelho muito potente vais ficar com uma zona da sala mais quente que a outra se existir uma separação mesmo que aberta entre as duas. E um aparelho muito potente faz sempre algum ruído quando funciona no máximo da potência.

Uma boa solução pode ser optar por adquirir duas maquinas com a potência indicada para cada zona que podem ser usadas simultaneamente ou separadas conforme a necessidade e possivelmente com o mesmo custo que uma muito potente, com a vantagem poderem trabalhar as duas num regime baixo e com pouco ruído .


26 -  O que são afinal os pellets e qual o sue futuro

Pellets quer dizer granulado, há pellets de madeira mas também há pellets de comida para gatos etc...

Por cá os pellets de madeira mais comercializados são feitos a partir de restos de madeira das serrações e de madeira de diversas arvores.

No norte da Europa onde se usam cada vez mais as maquinas de pellets para aquecimento, existe um grande variedade, pellets de restos de limpeza das matas e até de algum tipo de lixo seleccionado, com varias qualidades e preços variados.
Cada vez mais tudo o que for feito com sustentabilidade tem muito futuro não só pelo preço mas pela protecção do ambiente ao usar uma energia renovável.

As camadas mais jovens têm ( ou deveriam ter ) mais consciência ecológica pois vão ter que cuidar do seu planeta, daí que a tendência será cada vez mais o uso de todo o tipo de energias renováveis, seja pellets lenha solar eólica etc...
 

27 - Li num site credível que segundo estudos por eles feitos, em relação aos sistemas eléctricos tradicionais poupamos 70 % com um sistema a pellets e 76 % com um sistema de ar condicionado será verdade ?  

É um teste como muitos outros com alguma credibilidade mas que não retrata situações reais, assim os dados são destorcidos o que pode levar a inverdades. Essa faz lembrar aquela piada das médias  " Se eu e um amigo formos jantar um frango e ele comer o frango todo e eu nadinha, o que acontece ? eu nada comi mas em média comemos meio frango cada um " As médias enganam-nos diariamente !

Um sistema de ar condicionado dá muito bom rendimento com temperaturas exteriores por exemplo de 7 graus ... O funcionalmente é muito inferior com temperaturas exteriores baixas, pois para aquecer o calor é retirado do ar exterior.

Mas com as maquina de pellets tanto faz que esteja na rua -10º ou + 10 ... O calor é produzido com a queima da madeira que não varia com a temperatura exterior.

Hora assim é fácil perceber que a poupança do um AC em zonas frias é muito inferior à das maquinas a pellets.

Esses testes deveriam ser feitos com as varias situações e não podem achar a média pois cada caso é um caso.

Alem disso temos a tarifa eléctrica que pode bi-horaria ou não e temos também a potência disponível no contador que quando mais alta for mais se paga. Quem aposta em aquecimento a pellets ou lenha não tem que subir a potência do contador e pagar muito mais por isso.

Tanto  AC como pellets são bons sistemas, mas cada pessoa tem que verificar as condições reais do seu caso, só assim é que pode fazer as contas.

28 -

 

30 -

 
 

   ESTAMOS A CONSTRUIR !
   AJUDE-NOS A MELHORAR A NOSSA PAGINA,  SE NÃO PERCEBER BEM ALGUMA DAS NOSSAS RESPOSTAS DIGA OU FAÇA-NOS AS SUAS  PERGUNTAS...
   SE DEPARAR COM ALGUM ERRO TÉCNICO, OU ALGO QUE NÃO CONCORDE, DIGA-NOS POIS TENTAREMOS MELHORAR !
 

 

... NA NET DESDE 1999 - ultima actualização  26-03-2016